por Mariana Soares*
Entenda por que muitos praticantes de yoga preferem praticar num espaço seguro, preservando sua privacidade, e mesmo assim compartilhar da presença do grupo.
Você que pratica ou já fez uma prática de yoga deve ter experimentado a liberação de gases, bocejos, espirros, lágrimas. Isso acontece porque certas posturas induzem liberações de energia, assim como ajudam na digestão, no relaxamento, e proporcionar mais liberdade.
Alguns praticantes da yogasangha do Espaço Akasha relatam que a prática em casa os deixam mais relaxados durante a liberação de gases, principalmente nas posturas com os glúteos para cima, como o adho mukha svanasana (cachorro olhando para baixo), o uttanasana (testa nos joelhos) e nas invertidas.
Outra causa da movimentação na barriga são as posturas que ajudam na digestão, como no apanasana, em que abraçamos as pernas ou no jathara parivartanasana, torção lateral deitada e muitas outras.
Além dessa movimentação dos gases nas posturas, dos movimentos de transição entre as posturas, existe na prática um relaxamento, um momento de romper com o piloto automático da vida cotidiana, o famoso corre! Os exercícios respiratórios levam a um relaxamento, ativando o sistema nervoso parassimpático, e quanto mais calma experimentamos, mas movimentação nos sistemas orgânicos em nosso corpo, melhor é a digestão e o barulho na barriga.
Recordo das aulas de Ayurveda que tive com professores indianos, eles já iam para o almoço de tênis para em seguida caminhar e fazer a liberação de vata, como brincávamos! Durante as aulas teóricas alguns liberavam gases na maior espontaneidade, algo que não é tão comum em nossa cultura, mas que deveria. O yoga nos ajuda nesse processo, nessa desconstrução cultural, social, privilegiando a saúde e o bem estar.
Outro acontecimento muito comum é o bocejo. Toda vez que desaceleramos, rompendo com um estado de adrenalina, estresse, percebemos o quão cansados estamos. E essa liberação do cansaço acumulado se dá de algumas maneiras.
Então bocejos, assim como peidar, arrotar, chorar, gargalhar, e sentir vontade de ir ao banheiro são bem comuns na prática do yoga. E isso é algo que conversamos nos momentos descontraídos no início ou ao final da prática, essas liberações são naturais e acontecem com regularidade em torções e até nas posturas relaxantes.
Aprendi em Siddha Yoga, com a condução de Gurumayi Chidvilasananda, a respiração bocejante, que praticamos com regularidade, pois bocejar ajuda a expandirmos e aprofundarmos nossa respiração. Suspirar e bocejar estão sempre presentes em nosso círculo de práticas! Quem não relaxa após um grandioso "Aaaaaaaahhh"?
Outra liberação muito comum é o espirro, uma maneira do corpo eliminar bactérias e vírus. Quando respiramos profundamente, é comum acontecer um ressecamento na boca e vias nasais e nosso nariz pode escorrer, levando a espirros. Só que com as preocupações nesse momento pandêmico, espirrar durante uma aula em grupo pode ser um tanto desconfortável. Mas se estiver praticando em casa, você se permite espirrar o quanto precisar, sem reprimir a liberação. Segurar pode gerar mais estresse assim como aumentar as toxinas que o corpo está tentando liberar, como no espirro.
Esse momento de praticar com liberdade, relaxar e até acolher com naturalidade suas liberações é um dos muitos benefícios da prática de yoga em casa! Além de não ter o deslocamento, de criar um espaço sagrado em sua casa, poder descansar mais e sair da cama e ir pro tapetinho, praticar com aquele professor que mora longe mas faz toda a diferença, poder controlar a temperatura em seu ambiente (essa sempre foi uma briga quando eu dava aula presencial).
A prática de yoga em casa é uma oportunidade para deixar as coisas acontecerem, soltar o controle, pois é um ambiente seguro, privado.
Vem praticar comigo ao vivo no Zoom. Todos os níveis de praticantes são bem vindes!
Yoga Regenerativo com fluxo - segundas, quartas e sextas, 7h30 às 9h
Yoga Regenerativo - terças e quintas, 7h20 às 8h50
*Mariana Soares é praticante de yoga há 26 anos e é guardiã do Espaço Akasha desde 2010.
"Um espaço de auto desenvolvimento da consciência ..."Akasha" vem da palavra sânscrita kash, que significa "para irradiar, para brilhar". É também a pausa ou silêncio onde inspiração e exalação se fundem. Este vazio é onde existe a possibilidade de desconstruirmos o eu separado, voltarmos ao INTERSER, a interconexão com toda a Teia da Vida. Vem praticar ao vivo no Zoom com nossa yogasangha!" Mariana Soares, guardiã do Espaço Akasha
Assinar:
Postagens (Atom)
RETIRO DE YOGA REGENERATIVO com Mariana Soares, 23, 24 e 25 de junho de 2023
O que esperar deste Retiro de Yoga Regenerativo no Vale das Videiras? O que esperar deste Retiro de Yoga Regenerativo no Vale das Videir...
-
O que esperar deste Retiro de Yoga Regenerativo no Vale das Videiras? O que esperar deste Retiro de Yoga Regenerativo no Vale das Videir...
-
“Sócrates advertia: conhece a ti mesmo. Conhecer a si mesmo é conhecer seu corpo, sua mente, sua Alma. A ioga, como costumo dizer, é como a...
-
Sim, o Yoga é para você! A prática do yoga é um momento de auto estudo, auto observação, um espaço para silenciar e purificar o corpo e a...