domingo, 16 de outubro de 2022

YOGA REGENERATIVO - O QUE É?

ECOLOGIA CONTEMPLATIVA

Ao longo desses 26 anos como praticante de meditação, comecei a me questionar sobre uma ecologia que vai além da fragmentação, da separação, e siga no Interser, na ideia de interdependência, interconexão. A ecologia contemplativa nos leva a esse lugar de reconexão com a natureza que somos. Uma maneira de nos curarmos de uma sociedade excessivamente mental, materialista, que não acredita mais nas dimensões energéticas da Teia da Vida.

O desenvolvimento ecológico das últimas décadas se deu nessa visão do 'business as usual', que está desmoronando, e agora estamos sendo convidadas(os) e nos aproximando de uma visão holística, a de nossos ancestrais, para a compreensão de que somos a natureza, somos parte da Teia da Vida.

Por isso, trago para as práticas que facilito uma intenção de regeneração, de experimentarmos no campo uma ecologia profunda, contemplativa.

Uma ecologia que nasce do coração, da inteligência cardíaca, da autenticidade, da auto compaixão, da gratidão, do reconhecimento da dádiva que é nossa vida!

O cuidado e respeito por nossas raízes. Que longe de uma visão materialista e individualista, é sutil, intuitiva e interdependente.

Sei que esse estilo de prática pode não agradar alguns dos muitos praticantes, mas tudo bem, sigo meu próprio caminho consciente de que a ecologia profunda e a espiritualidade engajada são o último elo do caminho de volta pra casa! Tomar consciência do paradigma da história da separação e começar a ver a natureza de uma outra perspectiva, é uma forma de nos conectar com a essência do nosso próprio ser - o Interser.

Precisamos parar de ver o mundo natural como algo estranho a nós e, ao mesmo tempo, começar a vê-lo como algo sagrado, assim como foi para milhões de nossos ancestrais.

Quando vivenciamos essa reconexão, é como se sentíssemos o chamado de servir à Terra, de ajudar outras pessoas a se reconectarem.

Há uma espiritualidade profunda que nos une à natureza como nada neste mundo. Nada de reflexões intelectuais e racionalizações, mas uma conexão profunda. É disso que precisamos para voltar à nossa essência, o que o budismo chama de bodicita, desejando o bem a todos os seres, reconhecendo essa interdependência de toda a vida! Experimentando uma verdadeira "comunhão" com tudo o que nos rodeia e a que pertencemos.

A natureza como parte de uma unidade cósmica como nas escrituras sagradas, nos Vedas, no Tao, nas tradições indígenas... E como muitas pessoas continuam a ver hoje em todo o planeta, mesmo sendo uma minoria. O estado de yoga, de unidade, união, contém uma singularidade inquebrável. Onde não há separação - nossos hábitos, atitudes, relações, emoções, sonhos e imaginação - co-criam futuros possíveis.

Para uma vida de consciência em cada momento, com atenção plena, resiliência, esperança ativa, auto responsabilidade por nossas ações, clareza e lucidez para saber onde e como queremos servir, via a ser, interser.

E seremos o amanhã, o presente florescendo, e seremos os ancestrais das futuras gerações e nossas sementes estarão vivas. Somos aqueles por quem esperamos? Nascemos para esses tempos? Vamos juntas e juntos?

Vem praticar com a yogasangha, a nossa comunidade de praticantes do Yoga Regenerativo:

Segundas, quartas e sextas, 7h30 às 9h, ao vivo no Zoom

Terças e quintas, 7h20 às 8h50, ao vivo no Zoom.

Informações: WApp (21) 98221-3933 ou espacoakasha@gmail.com

So porque somos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RETIRO DE YOGA REGENERATIVO com Mariana Soares, 23, 24 e 25 de junho de 2023

O que esperar deste Retiro de Yoga Regenerativo no Vale das Videiras? O que esperar deste Retiro de Yoga Regenerativo no Vale das Videir...