quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Alinhamento no Savasana é fundamental



“A realidade imaterial, embora difícil de compreender, tem a vantagem de ser eterna, sempre a mesma. Há uma consequência nisso. Tudo que é real e imutável deve nos oferecer um ponto fixo, uma orientação, como o norte absoluto da bússola. E como funciona a bússola? Pela atração entre o norte magnético e o ímã contido nela. A bússola somos nós. Podemos deduzir, portanto, que existe uma Realidade Universal em nós que nos alinha com a Realidade Universal que está em toda a parte. Não esqueça a palavra ‘alinhar’. É pelo alinhamento do corpo que descubro o alinhamento da mente, do eu e da inteligência.” B. K. S. Iyengar

Experimente o alinhamento no Savasana, a postura do relaxamento final, da entrega! Vamos praticar?

Passo a passo para o Savasana

Em Savasana é essencial que o corpo esteja numa posição neutra, assim a mente relaxa e é possível experimentar um estado de relaxamento profundo.

1 - Deite-se com as costas no chão e os joelhos dobrados, apoie os pés no chão e levante sua pélvis um pouco e encaixe o quadril. Inspire lentamente e estique a perna direita, depois a esquerda, empurrando os calcanhares para longe das virilhas. Solte as duas pernas, suavizando as virilhas, e veja se as pernas estão alinhadas uniformemente em relação à linha média do tronco.

2 - Eleve suavemente o alto das costas e ombros do chão e encaixe suas escápulas, se quiser pode usar as duas mãos para realizar o encaixe. Levante a cabeça e veja se seus ombros estão alinhados com o quadril, se não estiver busque o alinhamento.

3 - Com as mãos levante a base do crânio e alongue-a para longe do pescoço. Se você tiver qualquer dificuldade para fazer isso, apoie a parte de trás da cabeça e pescoço em uma almofada ou manta. Certifique-se que os suas orelhas estão alinhadas com seus ombros.

4 - Gire seus braços para cima, perpendiculares ao chão, e alongue-os para longe das escápulas. Experimente expandir as costelas posteriores e dos ombros para longe da coluna vertebral. Descanse o dorso das mãos no chão. Certifique-se que as escápulas estão descansando uniformemente no chão.

5 - Além de acalmar o corpo físico em Savasana, também é necessário aquietar os órgãos dos sentidos. Suavize a raiz da língua, as narinas, relaxe lá no fundo dos ouvidos, a pele da testa, especialmente em torno da ponta do nariz, entre as sobrancelhas. Deixe os olhos afundarem na direção da parte de trás da cabeça. Experimente levar o olhar para o coração. Relaxe a base do crãnio, o cérebro.

Fique nessa posição por cerca de 10 minutos para cada uma hora de prática. Para sair, primeiro retorne a atenção para respiração, respire profundo e longamente. Em seguida, movimente os pés, as mãos, a cabeça, espreguice suavemente o corpo, role suavemente para o lado direito na postura do feto e observe os efeitos. Faça 2 ou 3 respirações. Para levantar, pressione as mãos contra o chão e levante com delicadeza o tronco, a cabeça sobe lentamente. Dedique uns instantes para ficar em silêncio na postura de meditação.

Dica: Experimente uma almofadinha para os olhos e se tiver desconforto na lombar, coloque um almofadão debaixo dos joelhos.

Importante: Esta prática deve ser feita com a ajuda um profissional experiente. Não e indicado praticar sozinho.

Om Shanti Om.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RETIRO DE YOGA REGENERATIVO com Mariana Soares, 23, 24 e 25 de junho de 2023

O que esperar deste Retiro de Yoga Regenerativo no Vale das Videiras? O que esperar deste Retiro de Yoga Regenerativo no Vale das Videir...