quarta-feira, 3 de maio de 2017

A importância de praticar Yoga e Meditação em grupo



Passamos muito tempo sozinhos sem perceber. Claro, nem sempre parece que estamos sozinhos quando estamos nos comunicando nas redes sociais, mas a rolagem é, no entanto, um passatempo solitário. Ele nos mantém em um lugar e o tempo passa. Para Mariana Soares, fundadora do Espaço Akasha, muitas pessoas buscam a prática do Yoga mas dizem não ter tempo. "Parece mesmo difícil criar espaço no dia para uma aula de yoga ou dedicar tempo para meditação num mundo de tecnologias de informação/comunicação. Talvez seja muito fácil nos sentirmos confortáveis com nossa solidão mas perdemos o melhor da vida que é estar em comum unidade, a partilha, a troca de experiências", comenta Mariana.

Nada se compara a uma conexão física, pessoal, os olhares, sorrisos, choro, sentimentos que muitas vezes não podem aparecer na rede! "É o que sinto nas aulas do Espaço Akasha, os alunos a cada momento experimentam sensações, emoções, insights, conquistas na prática de Yoga e estou ali, testemunhando, compartilhando, estimulando a experiência mais profunda de cada um." Realmente, a sensação de um sorriso genuíno, um abraço após uma aula, atividade, encontro, ou a satisfação de compartilhar experiências, ideias, pessoalmente, é muito mais saudável para o corpo e a mente. Abraçar é terapêutico, tem efeito na saúde das células!



E quando se trata de prática de yoga? Yoga significa literalmente "união". A professora Mariana dá sete excelentes razões para praticar em grupo:

1. Tudo é melhor quando compartilhado
Incluindo o yoga e a meditação. Assim como a música, a meditação pode ser desfrutada por conta própria ou com outros que dançam ao mesmo ritmo. Você pode sentir uma conexão real com os outros, tocando no espaço de silêncio e fonte de paz ao mesmo tempo.Segundo pesquisas, podemos encontrar pessoas sincronizadas nas mesmas ondas cerebrais enquanto meditam.

2. Meditar com um grupo ajuda a desenvolver um bom hábito.
É fácil encontrar desculpas para não praticar/meditar em casa. O grupo sempre nos encoraja para o desenvolvimento de uma prática consistente.

3. A disponibilidade para partilha de experiências e evolução da prática.
Os grupos geralmente incluem praticantes de diferentes níveis. Se você é novo no Yoga, pode ter o incentivo e orientação de alunos mais antigos, eles poderão, junto ao professor, ajudá-lo a encontrar respostas para enfrentar dificuldades com a prática e fornecer feedback sobre as experiências que surgem.

4. Juntar-se a um grupo é realmente saudável.
A solidão é, comprovadamente pela ciência, ruim para a saúde. Um ambiente onde me sinto pertencendo a uma comunidade é o início de uma vida de prosperidade em todas as áreas da vida.

5. Vibrando numa mesma intenção juntos.
Com um objetivo comum do grupo, estamos mudando a vibração ao nosso redor. Vibrar alto com as aulas de Yoga é ser a mudança que desejamos ver no mundo! De acordo com a teoria da supercorda de campo unificada na física, ondas de vibração fluem de tudo no universo e afeta a consciência coletiva.

6. Há poder na comunidade.

Acredite ou não, existem estudos que provam a existência de um efeito de ondulação da paz no ambiente circundante, quando um grupo faz práticas espirituais junto. Já percebeu como você se sente bem em lugares de práticas como Yoga e Meditação?

7. Pode ser divertido e nos proporciona novos relacionamentos.
Praticar Yoga em grupo cria novas amizades e pode ser bem divertido. Meus alunos que o digam, nos divertimos bastante nas aulas! Uma prática de auto estudo que equilibra o corpo, a mente e alimenta a alma, e nos apresenta novas possibilidades, até mesmo novos relacionamentos afetivos e novas amizades!

Agende uma aula experimental no Espaço Akasha e venha fazer parte dessa sangha de buscadores: espacoakasha@gmail.com

Namaste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RETIRO DE YOGA REGENERATIVO com Mariana Soares, 23, 24 e 25 de junho de 2023

O que esperar deste Retiro de Yoga Regenerativo no Vale das Videiras? O que esperar deste Retiro de Yoga Regenerativo no Vale das Videir...