quinta-feira, 4 de maio de 2017

Os benefícios da prática do Silêncio para aquietar a mente

Se para você a Meditação é algo que gera desconforto, inquietação e não pode ainda ser incluída na sua rotina, que tal experimentar outra alternativa para esvaziar sua mente e encontrar equilíbrio: o poder do SILÊNCIO.

por Mariana Soares, fundadora do Espaço Akasha

Muitos vão dizer que "não têm tempo" para ficar em silêncio, porque há muito a fazer, planos e tarefas e é preciso se comunicar. Por quanto tempo mais sua saúde não será prioridade? Sempre escuto essas mesmas palavras. O espaço e silêncio, de pausa, o famosos ócio criativo mesmo, proporciona uma condição necessária para se afastar da vida e vê-la plenamente, sem os ruídos da mente. O resultado é surpreendente! Novos insights, conexões, criatividade, sincronicidades, respostas do Universo. Especialistas em saúde mental concordam que agendar períodos de silêncio pode ser um antídoto maravilhoso para o caos da vida.



Faça pausas ao longo do seu dia e experimente não falar, nenhum tipo de comunicação, nem no zap, nem nas rolagens das redes sociais. Apenas descanse sua mente ficando por uns minutos em silêncio e focando sua atenção no que está fazendo. Eu pratico sempre ao acordar quando a casa ainda está silenciosa, quando estou lavando a louça, arrumando a casa, na hora do café da manhã e do almoço pois a noite compartilho com os filhos e companheiro o dia e tal.

Aqui estão dicas para incorporar facilmente o silêncio em sua vida:

1 . Comece o dia com silêncio: acorde todos os dias cinco minutos mais cedo e fique em silêncio, apenas contemple o silêncio que existe no simples fato de você não estar em movimento, mas se observar na pausa, na presença.

2 . Caminhe em silêncio: use o tempo que caminha ara experimentar o silêncio, deixando o celular na bolsa e seguindo na presença de cada passo dado.

3. Contemple a natureza: se você acha difícil sentar em silêncio e não fazer nada, vá para a praia e sente-se à beira da água e apenas observe as ondas rolando, ou fique próximo a uma janela e olhe para o céu, as nuvens, os pássaros. Pode ser uma boa maneira de se conectar com o silêncio e não se sentir desconfortável.

4. Medite: foque na sua respiração ou na repetição de um mantra e permaneça o tempo que achar necessário e viável para sua rotina. Foque sua atenção somente no presente, experimentando pensamentos, sentimentos e sensações, mas sem julgar, apenas presença e calma. Essa prática simples pode te ajudar a ter mais foco, organização e a priorizar o que é importante na sua vida.

Com a constância na prática, os espaços entre os pensamentos vão aumentando, haverão mais momentos de pausas entre eles, e assim sua mente ficará mais tranquila. O ideal é incorporar essas práticas na sua rotina e fazer sempre no mesmo horário para criar esse BOM HÁBITO na sua vida. Os efeitos são inúmeros, mais vitalidade, clareza da mente, calma, foco, concentração.

Quem sabe logo vai sobrar tempo para se dedicar a uma prática de Hatha Yoga no Espaço Akasha - Humaitá.

Agende uma aula experimental: espacoakasha@gmail.com

Namaste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RETIRO DE YOGA REGENERATIVO com Mariana Soares, 23, 24 e 25 de junho de 2023

O que esperar deste Retiro de Yoga Regenerativo no Vale das Videiras? O que esperar deste Retiro de Yoga Regenerativo no Vale das Videir...