sexta-feira, 22 de novembro de 2013

As metas para ter clareza de intenções em 2015!



Foco no que é positivo e auto reflexão sobre o que sabota seu progresso.

Por Mariana Soares - terapeuta e professora de Yoga e Meditação

Você saberia identificar o que impede a realização de suas intenções, desejos, sonhos mais profundos? Falo de intenções simples, como ter tempo para a família, viajar, ter mais vitalidade, praticar mais hatha yoga, meditar mais, pedalar, ir a praia/cachoeira, estar com amigos, ler alguns livros, viajar e, ao mesmo tempo, estar com a vida financeira equilibrada, risos! Será que é querer muito?

Sem dúvida não. Dentro de cada pessoa existe um oceano de calma, tranquilidade, sabedoria, entusiasmo, coragem, criatividade, amor, prosperidade...Um potencial ilimitado para ser vivenciado e compartilhado. Experimentamos isso ao final de uma aula de Hatha Yoga após o savasana ou na Meditação. Quando foco no que realmente importa, é mais fácil seguir confiante e superar os “obstáculos” - padrões e crenças limitantes.

Torna-se claro então que para planejar e realizar intenções verdadeiras é necessário se conhecer, o tal autoconhecimento, uma palavra um pouquinho “suja”, mas imprescindível. Só assim é possível dar "passos" mais precisos e conscientes na direção de seu objetivo. Na Cura Reconectiva® e na Reconexão® as frequências de luz, energia e informação (= expansão da consciência) nos alinham ao nosso propósito de vida, nos conectam com o momento presente.

Que tal um exercício para lhe ajudar a identificar o que impede a ter clareza de propósito, foco, determinação, confiança, destemor? O ideal é ter ajuda de um profissional que acompanhe seu processo, mas podemos apenas dar início a essa auto reflexão agora. Disposto a trabalhar?

Experimente fazer uma lista de tudo o que traz peso, cansaço, gera ansiedade, tristeza, frustração, irritação, ou seja, tudo o que rouba sua energia. Por exemplo, dormir pouco, comer doces, remoer o passado, ser impaciente, falar demais, ficar horas no Facebook ou na frente da TV, gastar mais do que ganha, gastar tempo criticando ou julgando o outro, etc.

Depois de feita a lista, trace metas e objetivos claros e realistas de coisas que você pode fazer para não deixar espaço para os sabotadores de energia. Sim, é a auto sabotagem a mais desafiadora de todas, pois muitas vezes não se consegue ter consciência dela, e é aí que mora o perigo. O grande inimigo que diz “não” para sua intenção genuína, habita em seu interior! Na Constelação Familiar Sistêmica vemos isso com frequência. O que bloqueia seu progresso é exatamente algo que ficou preso em algum lugar lá atrás, muitas vezes em seu núcleo familiar (ancestral).

É hora de transformar os pontos que impedem seu progresso. Na Arteterapia trabalhamos muito com a arte como auto expressão para revelar o potencial criativo. Possíveis metas/objetivos (só para exemplificar): “Fazer escolhas mais saudáveis”, “Dormir cedo para estar na aula de Yoga pela manhã”, “Ressaltar as qualidades dos outros em vez de julgar”, “Ter tempo para silenciar a mente”, “Praticar hatha yoga para me conhecer, purificar o corpo e a mente, relaxar e ser mais paciente e menos impulsiva!”, “Me desligar do meu ex-namorado para atrair um novo relacionamento”, “Focar meu tempo no que realmente importa”, “Fazer uma lista de prioridades em minha agenda diariamente!”, “Dedicar tempo para ler e contemplar a natureza”, entre outras.

Ao listar e buscar “saídas” para o que te rouba energia, é possível criar metas e objetivos que contribuirão para uma transformação mais profunda, revelando um potencial interior muito maior que os padrões e crenças limitadores.

No Fogo Sagrado – Alinhamento Energético tem duas frequências de luz chamadas "Clara" e “Ilumino minha sombra com amor e compaixão”, que ajudam muito a trazer clareza e compaixão para o que é preciso transformar em minha personalidade. Toda vez que me deparo com uma forma ruim de atuar, busco uma saída criativa para não cair mais nela.

Mudar a maneira como pensamos e agimos se torna mais fácil quando há consciência, quando se tem disciplina para praticar a pausa, respirar profundo e longamente, ir para o espaço de calma e tranquilidade e sentir. Sim, sentir o que determinado pensamento ou atitude provoca em mim e no outro. Quando aplicamos a base da filosofia do Yoga( os Yamas e Niyamas) em nossas vidas isso se torna fácil!

Om Shanti Om!

Foto: Mariana Soares no olhar de Carmela Soares, em Visconde de Mauá, RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RETIRO DE YOGA REGENERATIVO com Mariana Soares, 23, 24 e 25 de junho de 2023

O que esperar deste Retiro de Yoga Regenerativo no Vale das Videiras? O que esperar deste Retiro de Yoga Regenerativo no Vale das Videir...