quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O caminho do meio entre SER e ESTAR na rede!



Compartilhar. Esta expressão é um desejo de todos nós!

Vivemos um tempo em que não é possível negar as ferramentas de comunicação incríveis que estão sempre ao alcance das mãos: computadores, smartphones, iPods, iPads, TVs interativas, entre outros. Mas, como tudo em excesso traz sua polaridade negativa, eles também podem drenar e muito nossa energia.

As redes sociais são ótimas maneiras de manter contato e saber o que está acontecendo. Mas, muito tempo dedicado nos sites de redes sociais e afins podem proporcionar dispersão (perda de foco!) e nossa energia aos poucos vai sendo drenada. Experimente se observar após mais de uma hora na rede. Saia da frente do computador, celular e se observe por uns minutinhos?

Só para exemplificar, outro dia dei aula num curso de formação de professores de Yoga e fiquei assustada quando alguns alunos disseram que passam cerca de cinco horas direto no Facebook. No último Retiro de Yoga e Meditação que fiz uma pessoa achou maravilhoso a prática do silêncio, mas ficou apreensiva que não entraria no Facebook por 3 dias. Fui fazer uma massagem relaxante e a massoterapeuta colocou seu celular entre as minhas pernas durante a sessão, o aparelho vibrou algumas vezes e ela parou a sessão para responder!

O Yoga é um convite para você apenas SER. O Yoga nos ensina a respirar, a nos mover com calma, presença, consciência, assim nos conectamos com o que é essencial, como parte da inteligência do Universo. Se não focarmos no que realmente importa, todo o prana(energia vital) conquistado nas aulas de Hatha Yoga e Meditação vão embora!!

Nos últimos dias tenho observado com mais consciência o tempo que passo enviando/lendo e-mails e na rede social. Administro melhor meu tempo e então tenho mais foco/presença no agora, dedico-me com disciplina à minha prática pessoal, meditação, estudo, auto-estudo, relacionamentos, família, escrever e atualizar o blog do Espaço Akasha, ir à praia ou caminhar ao ar livre, Cozinhar escutando mantra, entre outras coisas. E sinto que quando dedico mais tempo para isso, tenho mais foco e energia.

Tudo na vida é equilíbrio. As redes sociais são uma oportunidade para divulgar os Retiros, Workshops, Yoga Verde, Aulas de Yoga, Roda de Cura, Círculo de Meditação, Cura Reconectiva® e Reconexão ® que realizo com frequência. Estou seguindo um planejamento que me ajuda a ter mais equanimidade e não gastar todo o tempo e drenar minha energia com excessos! Por isso pensei em compartilhar esta intenção aqui.

Desejo verdadeiramente que você encontre mais tempo para criar, se expressar, sorrir, silenciar, estar com pessoas especiais, descansar, estar em contato com a natureza, se conhecer e então compartilhar experiências reais e profundas. Que o Yoga seja uma ferramenta para que suas escolhas sejam mais conscientes e direcionadas para a criação de uma conexão consigo mesmo e com o mundo a sua volta!

Om Shanti Om.

2 comentários:

  1. Gostei muito da sua reflexão! Percebo também que sao muitas as coisas que podem nos drenar, sugar nossa energia e comprometer o nosso foco de realização pessoal e profissional no dia a dia. Você mencionou que estah seguindo um planejamento: pode falar mais dele? Om-brigada!
    Claudia.

    ResponderExcluir
  2. São metas para equilibrar o tempo do fazer e do ser. Tenho conseguido me desligar do trabalho e focar no lazer, dedicar um final de semana por mês para viajar ou estar na natureza, fazer pausas ao longo do dia, ter momentos com os filhos (jantar ou almoçar toda semana com tempo para conversar!), dormir mais cedo para acordar mais cedo e com energia, não comer depois das 20h para acordar leve e com disposiçao - mantendo a disciplina com as práticas de Yoga e Meditação e por aí vai...Cada um pode fazer um planejamento dentro de sua rotina em busca de uma vida de mais equilíbrio. Nada muito elaborado, mas faz toda a diferença...Monto um schedule semanal incluindo o que me energiza, o que me harmoniza!! Om Shanti Om.

    ResponderExcluir

RETIRO DE YOGA REGENERATIVO com Mariana Soares, 23, 24 e 25 de junho de 2023

O que esperar deste Retiro de Yoga Regenerativo no Vale das Videiras? O que esperar deste Retiro de Yoga Regenerativo no Vale das Videir...